Tenho melasma, essas manchas são para sempre?

Dra. Angélica Pimenta

Uma das principais perguntas que recebemos com relação ao melasma é se essas manchas serão para sempre. A resposta é que sim, elas serão para sempre, mas o mais importante é que não há motivos para se preocupar se houver tratamento correto.

O melasma é um dos problemas de pele mais comuns entre as mulheres. Não há uma causa específica para o seu aparecimento, no entanto, muitas vezes está relacionado ao uso de anticoncepcionais, gravidez e exposição solar, e ocorre em todos os tipos de pele.

Mesmo sendo mais difícil ocorrer, os homens registram também o surgimento de melasmas. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética pode ser um gatilho para a doença, que, em geral, aparece na testa, maçã do rosto, nariz e buço, e em alguns casos braços, colo e pescoço.

Não existe, portanto, uma cura, mas é possível tratamento para controle das manchas. E fique despreocupada porque ele não é cancerígeno.

A maior parte das pessoas com MELASMA possui um histórico de exposição diária ou intermitente ao sol, embora também se suspeite que o calor seja um fator subjacente. É mais comum em mulheres, aproximadamente 90% dos casos, e àquelas com tons de pele mais escuro tem mais probabilidade de apresentar a doença.

Tipos de melasmas

MELASMA EPIDÉRMICO: Quando há depósito aumentado de pigmento através da epiderme (camada mais superficial da pele).

MELASMA DÉRMICO: Caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos.

MELASMA MISTO: Quando se tem excesso de pigmento na epiderme em certas áreas e na derme em outras regiões.

Tratamentos

Os tratamentos contra o melasma variam, indo desde a realização de procedimentos feitos no consultório até uso de dermocosméticos comprovados e sempre indicados por um dermatologista. Entre os mais comuns estão os peelings, lasers, uso de ácido retinóico, vitamina C, LHA, hidroquinona, entre outros.

Mas e no dia a dia? Como se cuidar? Com cuidados diários intensificados, principalmente no ritual do skincare, que podem fazer diferença no cuidado a pele.

Vem saber quais:

. Limpeza: limpe todo o rosto, inclusive a área com melasma diariamente com produtos suaves, sem ácidos ou esfoliantes. Vale água micelar, gel, séruns neutros ou cremes de limpeza.

. Hidratação: após a limpeza, hidrate. Dê preferência a hidratantes não comedogênicos e com fórmulas suaves, que contenham entre os componentes glicerina, niacimida, uréia, vitamina E, ácido hialurônico, ceramida, pelo menos uma vez ao dia.

. Fotoproteção: Proteger a área com melasma de raios ultravioletas é a parte mais importante dos cuidados diários. Utilize sempre produtos com fator de proteção alto, sendo 60 para UVB e 30 para UVA.

Em geral, as manchas só melhoram com clareadores e procedimentos capazes de eliminar a melanina, existentes aqui na Clínica Caiena. Que tal agendar uma consulta para conhecer todos os tratamentos existentes e cuidar do seu melasma?