Posso lavar meu cabelo todos os dias?

Dra. Angélica Pimenta

Lavar o cabelo todos dias não é um problema desde que você não durma com o cabelo molhado, não prenda e não use boné. Antes de prender ou usar algum acessório, seque o cabelo com o secador antes e evite abafar o couro cabeludo.

As pessoas que têm cabelos mais grossos, volumosos, enrolados e que gostam de lavar o cabelo todos os dias, precisam redobrar os cuidados e usar produtos específicos para o seu tipo de cabelo.

“Nem sempre o shampoo que usamos no couro cabeludo é o mesmo que deve ser usado na ponto dos cabelos. Eu sempre falo que cabelo precisa de carinho e atenção”, disse a dermatologista e tricologista, Dra. Angélica Pimenta.

A dica da especialista na hora de lavar os cabelos é que você saiba usar os produtos adequados como shampoo próprio para o couro cabeludo, trazendoapenas a espuma para as pontas.

“Nas pontas, eu sempre falo que as pessoas devem abusar das máscaras com ampolas hidratantes. Feito isso, você faz um coque e deixa o produto agir por alguns minutinhos. Sabe porque isso é bom para o cabelo? Porque o vapor do banheiro ajuda a abrir as cutículas dos fios, absorvendo melhor os produtos capilares”, explica a médica.

Os óleos vegetais para o cabelo também ajudam na hidratação, deixando as madeixas mais leves. A dermatologista e tricologista, Dra. Angélica Pimenta chama a atenção para os óleos essenciais. Por serem potenciadores, seu uso deve ser acompanhado por um especialista. “Do mesmo jeito que ele pode hidratar o cabelo, seu uso incorreto pode causar danos aos fios”.