Por que investir na rotina de skincare?

Dra. Angélica Pimenta

Cuidar da pele se tornou um dos hábitos mais valorizados atualmente.
Essa rotina diária para manter a pele saudável, hidratada, luminosa e jovem não só pode, como deve ser realizada durante todas as etapas da vida. Porém, é preciso lembrar que cada tipo de pele tem suas necessidades, seja ela seca, normal, mista ou oleosa.

A principal dica é: quanto antes você começar a cuidar da sua pele, mais vai conseguir evitar danos futuros. Mas essa rotina exige muita disciplina.
Por isso, separei quais cuidados adequados nós devemos ter com a pele ao longo do dia:

Pela manhã

Higienização

A lavagem deve ser feita com sabonete específico para o seu tipo de pele.
Ela tem como objetivo remover as células mortas que se acumularam durante a noite, o resto de produtos que a pele não absorveu e até mesmo as impurezas presentes no ambiente.

Tonificação

O tônico é um produto que reequilibra o pH da pele e a prepara para receber e absorver os outros cosméticos que serão aplicados ao longo dos procedimentos.
As peles oleosas são privilegiadas nessa etapa, principalmente as que sofrem com poros dilatados.

Hidratação

Após a remoção das impurezas da pele, é a vez da hidratação.
Esse é um passo importante, pois é desta forma que a barreira cutânea se mantém íntegra, exercendo sua função adequadamente.
Não se esqueça: é fundamental escolher um produto de acordo com seu tipo de pele.

Tratamentos

Para quem sofre com problemas de pele como poros dilatados, manchas, acne, etc, é preciso ter uma atenção diferenciada e cautelosa nessa rotina de cuidados.
É necessário usar produtos específicos para tratamento, sugerido sempre após a análise de um profissional qualificado.

Proteção

O uso do protetor deve ser diário! Para facilitar o dia a dia, já existem no mercado protetores que se assemelham à base, por conta da sua coloração.
Essa é uma superdica para quem não dispensa uma make, mas vale lembra que o protetor deve ser utilizado antes de passar qualquer outro tipo de maquiagem.

Ao longo do dia

Mais proteção

Ao longo do dia, o protetor solar deve ser aplicado a cada duas horas, principalmente se existe a exposição ao sol.
Estar em ambientes fechados também exige proteção, já que as luzes de lâmpadas, computadores e do próprio celular beneficiam a pigmentação, quando a pele é exposta excessivamente.

Antes de dormir

Limpeza

O ideal é remover a maquiagem com um demaquilante ou água micelar, pois só o sabonete não é suficiente para tirar toda a poluição acumulada ao longo do dia.
Após essa etapa concluída, lave o rosto com um sabonete específico para seu tipo de pele indicado pelo seu dermatologista.

Hidratação

A hidratação noturna é importante para ajudar no processo de regeneração da pele durante o sono.
Nesta etapa, convém hidratar áreas como o colo e o pescoço, já que são áreas que envelhecem, assim como o rosto, mas que muitas vezes não tratamos com a mesma importância.

Massagem facial

Antes de dormir, eu recomento que durante a aplicação do hidratante seja realizada uma massagem facial.
Faça movimentos circulares, simples, suaves, massageie de dentro para fora, estimulando a circulação sanguínea do rosto e a oxigenação celular.
Desta forma, você vai facilitar a penetração dos cosméticos.