Meu nariz é muito grande, o que posso fazer para diminuir?

Dra. Angélica Pimenta

Tem um antigo ditado que se refere ao nariz como sendo uma das nossas principais características, inclusive, de personalidade. E como sempre a sabedoria popular não está errada. Mas é preciso repensar quando ter um nariz grande passa a ser um incômodo para as pessoas, especialmente se tiver bullying envolvido.

Hoje é possível fazer a correção do nariz com preenchimentos suaves e discretos no local, por meio do procedimento chamado de rinomodelação que, em muitos casos, evita a necessidade de cirurgias.

Mas antes de fazer esse procedimento, é preciso conhecer um pouco mais sobre alguns tipos de nariz.

• Caucasiano
• Caucasiano adunco
• Romano
• Asiático
• Negróide

Como saber se meu nariz é grande?
Alguns profissionais de cirurgia plástica explicam que a proporção do nariz com relação ao rosto precisa ter entre 104 a 108 graus. Claro que essa percepção é bem subjetiva, já que também vai de como a pessoa se sente com relação ao próprio nariz.

Por mais que às vezes o nariz esteja nas proporções corretas para o corpo, ainda assim pode ser a causa de insatisfação, o que é extremamente compreensível.

E como corrigir isso?
Primeiro de tudo é preciso acompanhamento profissional para realmente ver a necessidade de se fazer correções no nariz, especialmente para que não haja interferência no processo respiratório. O bom senso também faz total diferença, já que muitas pessoas têm o nariz perfeito, mas, mesmo assim, ainda querem algum tipo de correção.

A correção do nariz pode ser feita com anestesia local, mas alguns pacientes se dão muito bem simplesmente com a utilização de preenchedores que já contem anestésico diluído na sua formulação. A melhor parte é que o paciente pode voltar às suas atividades, sem nenhuma restrição.

Preenchimento cutâneo
Uma das técnicas mais utilizadas é o preenchimento cutâneo para correção dos sulcos, rugas e cicatrizes. Consiste na injeção de substâncias sob a área da pele a ser tratada, diminuindo a sua profundidade, com consequente melhora do aspecto. A técnica pode ser realizada no consultório, sendo um procedimento rápido e que, na maioria das vezes, não necessita de anestesia. Para pessoas mais sensíveis, se desejado, podem ser utilizados anestésicos tópicos, sob a forma de cremes. A técnica é muito utilizada para atenuar o sulco nasogeniano (bigode chinês) ou ao redor dos lábios (código de barras).

Fonte: Dra. Angélica Pimenta