Lifting facial: o tratamento do momento para rejuvenescimento do rosto e pescoço

Dra. Angélica Pimenta

Quem acompanha a novela da Globo ‘Um lugar ao sol’ já conhece o infortúnio constante da personagem Rebeca, vivida pela atriz Andrea Beltrão – ex-modelo de sucesso, nos dias atuais ela vive em conflito com o envelhecimento natural da idade e sempre se vê em situações que colocam em cheque a relação entre corpo e mente. E como ela, milhares de mulheres, ao passar dos 40 anos, podem passar por esse tipo de situação.

Segundo a médica dermatologista Angélica Pimenta, é normal a mulher não aceitar ou se sentir desconfortável com os primeiros sinais de envelhecimento, como rugas, marcas de expressão, pálpebras caídas ou perda de colágeno no rosto e corpo.

“Em geral, ninguém está preparado para o envelhecimento. Mas hoje, temos na dermatologia estética vários procedimentos que resolvem essas situações com intervenções mínimas, não invasivas e praticamente indolores, e o melhor com resultados ótimos”, explica a especialista.

Um dos tratamentos indicados, principalmente com relação ao sinais do tempo no rosto e pescoço é o lifting. “Esse procedimento é um dos mais procurados na clínica hoje, inclusive foi abordado em uma cena recente da novela ‘Um lugar ao sol’, tendo como ponto a situação conflitante da personagem da Andrea Beltrão no folhetim”, explica a médica.

“O lifting é uma técnica que pode diminuir tanto as ruguinhas do rosto como do pescoço e ainda reduzir a flacidez de pele, removendo excessos de gordura do rosto, deixando essa região mais jovial. Inclusive, se os os protocolos começarem cedo auxiliam na prevenção do envelhecimento natural e queda dos tecidos do rosto”, detalha.

Na Caiena, segundo a dermatologista, cada situação é avaliada individualmente, sendo traçado um tratamento único para cada paciente, tendo como base histórico de saúde, idade, tipo de pele, entre outros fatores.

“Podemos utilizar várias técnicas associadas como os fios de PDO, também conhecidos como fios de sustentação – materiais feitos como ácido polilático que garantem a tração da pele e fixação da mesma no tecido subcutâneo e estimulam gradativamente a produção de colágeno na região aplicada e bioestimuladores, por exemplo”, afirma Angélica.