Estresse promove branqueamento precoce do cabelo

Dra. Angélica Pimenta

O estresse contínuo afeta todo o corpo e algumas áreas são mais vulneráveis aos efeitos da tensão. O cabelo é uma delas. Além de influenciar na queda capilar, uma pesquisa assinada por cientistas da Universidade Harvard e pelo bioquímico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que o estresse seria uma das causas do aparecimento precoce de fios brancos.

“Geralmente, os primeiros fios grisalhos aparecem lá pelos 30 anos nos homens e aos 35 anos nas mulheres. Em algumas pessoas, os cabelos podem começar a perder a cor aos 17 ou aos 50 anos”, explica a dermatologista e tricologista Dra. Angélica Pimenta.

Os fios brancos aparecem com a redução progressiva da função dos melanócitos, células localizadas nos folículos pilosos e responsáveis pela produção da melanina, pigmento que dá cor aos fios.

“Quando a pessoa perde essa produção da melanina, o fio começa a crescer completamente branco, e essa perda enfraquece bastante os fios. Por isso, notamos uma queda maior em pessoas com o cabelo grisalho”, diz.

É importante ficar atento ao aparecimento dos fios brancos, porque eles são mais suscetíveis ao ressecamento e exigem uma hidratação especial. “As pessoas que tingem os cabelos também precisam se atentar ao produto que estão usando, pois os cabelos brancos são mais frágeis à química. Qualquer mudança que você notar, procure um especialista”, orienta a especialista.