Cuidados com o cabelo e a pele no Carnaval

Dra. Angélica Pimenta

Com a proximidade do Carnaval, uma das épocas mais esperadas pelos brasileiros, adereços de cabelos, brilhos e cores vibrantes vão agregar ao look de muitos foliões. Porém, a dermatologista e tricologista Dra. Angélica Pimenta, responsável pela Clínica Caiena, reforça a importância de conhecer as composições dos produtos que serão utilizados durante os dias de festa.

“Glitter, sprays coloridos, maquiagens de cores vibrantes são bem comuns nessa época. Muitas pessoas não se atentam aos perigos de usar excessivamente esses adereços. Antes de comprar o produto, leia a embalagem, procure ver se a marca é confiável”, diz.

O glitter, se retirado de forma incorreta, pode cortar os fios do cabelo e causar irritação na pele. As tintas usadas também merecem atenção. Elas podem causar irritações, dermatites de contato e alergias na pele. “Muitos produtos possuem quantidade maior de sustâncias alergênicas e se a pessoa já for alérgica a alguma dessas substâncias o caso pode agravar e acabar com a folia antes da hora”, explica a dermatologista.

A especialista dá a dica para quem tem cabelos longos: o ideal é optar por rabos de cavalo ou tranças para ajudar a proteger os fios. Lembre-se: elásticos ou grampos, só aqueles que não quebram os fios.

Finalizadores de cabelo como spray, gel ou pomadas devem ser usados com moderação. Prefira os que contêm em sua composição ingredientes que contribuem com a nutrição dos cabelos. Para o rosto, o ideal, segundo a dermatologista, é procurar tintas e maquiagens especiais, destinadas para esta finalidade.