Sol forte, vento, água do mar e piscina podem danificar os seus cabelos e deixá-los quebradiços e secos. Por isso, é preciso ter cuidado especial nessa época do ano.
A dermatologista e tricologista Dra. Angélica Pimenta, da Clínica Caiena, destaca algumas dicas para passar por essa estação e manter a saúde dos fios.
Exposição ao sol
Além de evitar o excesso de exposição ao sol, principalmente entre o horário das 10h às 16h, para não danificar a fibra do cabelo com as radiações ultravioletas, também é muito importante a hidratação dos fios e a utilização de protetor solar capilar.
O ideal é aplicar algum leave-in ou creme de pentear com proteção solar e água termal cerca de 30 minutos antes da exposição e reaplicar o produto ao longo do dia.
Uso de chapéu com proteção UV
Para minimizar ainda mais os danos nos seus cabelos durante o verão, você pode realizar tratamentos ricos em aminoácidos para fechar as cutículas e proteger o cabelo, além de tomar cápsulas ricas em queratina, cistina, cisteína e biotina. Lembre-se: procure seu dermatologista de confiança antes de iniciar qualquer tratamento.
Piscina
Quando falamos em piscina, é comum as pessoas acharem que o grande vilão para os cabelos é o cloro. Na verdade, seu cabelo pode ficar esverdeado por conta do cobre utilizado nos produtos químicos de tratamento de água.
De acordo com a Dra. Angélica Pimenta, os íons de cobre se ligam muito facilmente com a proteína da fibra capilar, o que causa o esverdeamento dos fios.
Para evitar esse problema, a recomendação é lavar os cabelos assim que sair da piscina, aplicar condicionador, uma boa máscara de tratamento selante e finalizar os fios com leave-in com FPS.
Isso vai ajudar a repor a hidratação e também a selar a cutícula dos fios, tornando-os mais resistentes e menos suscetíveis aos danos.
Na praia
Sabe aquela sensação de ressecamento dos fios quando você está na praia? Isso acontece por conta do sal da água do mar, que puxa a hidratação natural da pele e do cabelo.
Para repor os níveis de hidratação é preciso aplicar um leave-in hidratante logo após sair da água e caprichar na máscara de tratamento quando estiver em casa.
Já para melhorar os danos causados pelo acúmulo de areia no couro cabeludo, é recomendado fazer uma esfoliação na raiz dos fios.
Isso ajuda a remover o excesso de areia e células mortas, melhorando a vascularização dos bulbos capilares e, consequentemente, a saúde do cabelo como um todo.
6 dicas do que fazer no dia a dia para manter seu cabelo saudável
Utilize produtos adequados para o couro cabeludo e para a raiz (não use o mesmo);
Não passe xampu nas pontas do cabelo já ressecado (deixe a espuma escorrer e capriche na hidratação);
Mantenha uma alimentação balanceada e rica em alimentos com biotina, como nozes e gema de ovo cozida;
Ao usar secador ou chapinha, não fique com o equipamento parado no cabelo. Mantenha uma distância de um palmo do secador para não formar bolhas nos fios;
Procure um dermatologista tricologista com frequência para avaliar seus fios e fazer exames de rotina.