Nós já falamos aqui que o cabelo diz muito sobre a sua saúde, interna ou externa, e durante a gestação não seria diferente. Muitas mulheres não reconhecem o próprio cabelo durante o período de gravidez e após. A dermatologista e tricologista Angélica Pimenta sabe muito bem disso, já que viu seu cabelo mudar durante as duas gestações. Ela acompanha diversos casos nas suas duas clínicas de Guarulhos e de Rio Preto.
Confira alguns cuidados especiais que esta fase pede e tratamento permitido, sem risco para a mãe e nem para a criança, segundo a especialista:
Mais e menos
Durante a gestação, acontece uma alteração no período de crescimento do fio, por isso a mulher identifica um aumento de cabelo durante a gestação e a queda pós-parto.
Química
Coloração, permanentes e relaxantes aumentam o risco de alterações da saúde do bebê. Como o couro cabeludo é muito vascularizado, o produto pode passar para a corrente sanguínea atingindo o bebê durante a gestação ou o leite. Mas não precisa se descuidar. Invista em tonalizantes, sem amônia e sem chumbo.
Alimentação
É fundamental que a mãe tenha uma alimentação com frutas, verduras e legumes, que são fonte de vitaminas e sais minerais, bem como leite e carnes, ricos em proteínas e ferro.;
Prevenção
Por meio da análise epigenética é possível saber as alterações internas do organismo e equilibrar as consequências para o couro cabeludo e fios, por meio de terapias. O Spa Capilar é um excelente aliado nesse processo.Para não tomar susto, o importante é sempre consultar a sua dermatologista e tricologista.
Como o couro cabeludo é muito vascularizado, o produto pode passar para a corrente sanguínea atingindo o bebê, durante a gestação, ou o leite.
Texto publico na Revista Saúde por Angélica Pimenta: https://rsaude.com.br/sao-jose-do-rio-preto/materia/cabelo-e-maternidade-entenda-como-funciona-essa-relacao-e-aprenda-dicas-valiosas/19517